29 de maio de 2009

Vamos falar de furoshiki

A internet realmente é!
As coisas que a gente descobre e aprende.
Há anos que conheço aquela maneira de embrulhar objetos com tecido.
Sempre achei este jeito de embrulhar com pano, uma maneira simples e delicada de mostrar carinho pelo objeto embrulhado. Eu me sentia feliz quando era criança e, na escola, abria a merendeira e encontrava meu lanche embrulhado num paninho de linho todo bordadinho com flores, com todo cuidado e carinho pelo minha mãe.
Lembro que antigamente via trabalhadores com a marmita embrulhada no pano de prato (sempre branquinhos!) com aquele nó bonitinho arrematando!
E nos livros de história, as trouxinhas dos porquinhos também eram de pano.
Quando meus meninos eram pequenos, eu mandava o lanche dentro de um tuperwere, embrulhado no guardanapo. Eram guardanapos grandes e brancos com o nome bordado: Rafael, Felipe, Mariana.
Mas eles cresceram e passaram a lanchar na escola.
Outro dia descobri na net que esta maneira de embrulhar chama-se furoshiki.
Gente, fui lá em cima e voltei.
E eu crentizinha que era coisa de mineiro!
Tem base?



Furoshiki é o nome em japonês para um pedaço de tecido normalmente utilizado para embrulhar e transportar roupas, presentes e, claro, o clássico bento. Saiba um pouco mais sobre essa tradição japonesa, e aprenda a fazer seus próprios embrulhos com o furoshiki. www.cosplayers.net

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Graça, realmente ficou uma graça esta sua bolsa nova! Na net a gente aprende mesmo!
bjão

Ana Paula

Panoamano disse...

Se aprende!!!! rss
obrigada pela visita.
Graça

PANOAMANO é:

Um lugar especial para contar um pouco de mim: as coisas que gosto, as coisas que sei e também aquelas que não gosto e o que ainda não sei .

Meus panos coloridos, retalhos bordados, pontos inventados na hora e, as letras desenhadas ao sabor da imaginação.

PANOAMANO é a minha maneira de enfeitar o cotidiano!"