5 de fevereiro de 2009

Quando voce estava aprendendo a escrever eu fazia poesia

Outro dia estava assistindo o filme "Finding Forrester" (Encontrando Forrester) e numa das cenas, Forrester ensina à Jamal como escrever: escrever sem pensar no que estava escrevendo, sem regras, sem censuras, como se escrevesse para si próprio e que ficasse atento somento ao barulho das teclas (Jamal usava uma máquina de escrever daquelas antiiiiigas!).
Então hoje sentei aqui e estou fazendo a mesma coisa, escrevendo sem regras, sem censuras e sem acentos: vou escrevendo o que vem a cabeça. As mãos estão à mercê da cabeça.
Lembrei-me de calças boca de sino. Lembra delas? Não? Puxa.... Mas das japonas vc lembra, né? Também não? Discos de vinil: long-plays e compactos? Tá bom, não lembra. Lembra daqueles celofanes que colocavam na tela da televisão? Vermelho, amarelo, azul? Tinha um degradê. A imagem ficava colorida em tons degradês: a cabeça, azul, o corpo, vermelho, as pernas, verdes e os sapatos, amarelos. Deste advento da tv colorida voce lembra! Também não? Rita Pavone? Renato e seus Blue Caps? Martinha? Nada???? Okey! Roberto Carlos. Do volks voce lembra, né? Bege, roda com aro 13, quase encostado no chão. Festival de Inverno em Ouro Preto? Um frio de rachar e todo mundo de calça boca de sino e casaco midi, preto. E do Beb's, lembra? Ficava no quarteirrão fechado da Rua Pernambuco. Vendiam batidas (batida= bebida originária da mistura de cachaça, gelo, frutas e leite condensado, batida no liquidificador) deliciosas! Um dia a polícia fechou o quarteirão: quem tá de fora não entra e quem tá de dentro não sai. Uma confusão. Saiu no jornal, todo mundo comentou. Voce nem sabia que tinha um bar chamado Beb's? Janis Joplin, Jimi Hendrix - Bold all, bold as love - Mamas and the Papas, Chico e Nara. Os Mutantes. Caetano e Gil. Festival Internacional da Canção? Lembrou? Ah bom, voce tinha cinco anos.





2 comentários:

Anônimo disse...

Rsss..... Eu me lembro!E com saudades.
Gostei mt deste post.

Carla Pianchão disse...

Eu me lembro de tudo isso...e com saudades...adorei seu texto...escreva mais...bjs...
Carla Pianchão

PANOAMANO é:

Um lugar especial para contar um pouco de mim: as coisas que gosto, as coisas que sei e também aquelas que não gosto e o que ainda não sei .

Meus panos coloridos, retalhos bordados, pontos inventados na hora e, as letras desenhadas ao sabor da imaginação.

PANOAMANO é a minha maneira de enfeitar o cotidiano!"